São Carlos A Capital da Tecnologia

Localizada no interior do estado de São Paulo, São Carlos é um importante centro regional industrial, que abriga algumas das maiores universidades do país, além de oferecer belíssimos pontos turísticos para se visitar. Venha conhecer!

 

Vivencie Atrativos únicos

Conheça as belezas naturais, os pontos turísticos, culturais e atividades! Encante-se com cada detalhe de uma das mais belas regiões do estado.

  • FAZENDA DO PINHAL

    Um ícone da fundação do município e do desenvolvimento do estado de São Paulo, a Fazenda do Pinhal foi tombada em 1981 pelo conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT) e, em 1987 declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, após um longo período de restauro a Casa do Pinhal, funciona como um espaço destinado à pesquisa, educação e valorização histórica e patrimonial, contando com visitas monitoradas com enfoque pedagógico.

  • PARQUE ECO-ESPORTIVO DAMHA

    Parque Eco Esportivo Damha é um enorme complexo de 12 milhões de m² que conta com um extenso aparato de esporte, lazer e serviços. Com mais de 300 mil árvores plantadas e com uma área preservada de 3,6 milhões de m², o Parque Eco Esportivo Damha permite uma imersão completa na natureza, seja por meio das trilhas ecológicas e represas ou através de dispositivos esportivos como: hípica, ciclovia e um campo de golfe já consagrado como um dos melhores da América Latina.

  • ORQUIDÁRIO VISMARA

    Um dos mais famosos e premiados orquidários do país, de portas abertas para mostrar as belezas e encantos do mundo das orquídeas. Espaço conta com exposição permanente, loja, trilha contemplativa e visita monitorada.

  • FAZENDA SANTA MARIA DO MONJOLINHO

    Desbravada em 1858 pela família do Major José Ignácio, esta fazenda conta como o café fez a riqueza do Brasil. O grande sobrado foi construído em 1887 já serviu de cenário para inúmeras novelas e filmes nacionais. O terreiro, a tulha, o aqueduto que movia a roda d’água, a senzala, a casa do capitão do mato e a capelinha registram a história dos escravos e dos imigrantes. O museu catalogado com objetos e documentos do século XIX e início do século XX e a estação de trem Monjolinho marcam o ciclo cafeeiro. A fazenda conta ainda com trilha ecológica e visitas monitoradas.

  • OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA USP

    O Setor de Astronomia do CDCC foi inaugurado no dia 10 de abril de 1986 – ano da passagem do Cometa Halley. Essa facilidade astronômica é mais conhecida na cidade como OBSERVATÓRIO. A sua atividade principal consiste em divulgar a Astronomia à Comunidade.

  • MUSEU DA CIÊNCIA

    O Museu da Ciência de São Carlos Prof. Mario Tolentino foi concebido para ser um espaço de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Um espaço interativo, que tem o objetivo de desmistificar e tornar agradável a aprendizagem e o ensino de Ciências, com um acervo que vai de meteoritos a fosseis pré-históricos.

  • PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS

    Criado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos possui muitos anos de história junto à comunidade da cidade e região, ou melhor, mesmo antes da fundação do Parque o local já era frequentado por moradores que desfrutavam da piscina pública com água natural que existia no local, conhecida como “piscina do espraiado”. Este nome se originou do manancial de águas que fornece água a cidade desde 1910 e existe até hoje, pois está preservado dentro da área de 76 hectares que o Parque possui. Para abrigar os animais silvestres o PESC possui 80 recintos temáticos onde estão alojadas espécies da fauna sul-americana em especial a brasileira, uma característica importante do local. Também possui os maiores recintos para animais silvestres representando o Bioma do Cerrado do Brasil. O Parque é referência nacional em manejo e conservação da biodiversidade brasileira e reprodução em cativeiro, e já conseguiu entre outras, a reprodução do mico leão dourado, urso de óculos, cervo do pantanal e também de emas, espécie símbolo do local.

  • MUSEU DE PEDRA

    O museu de Pedra foi criado em 2008 conta com uma arquitetura única todo construído em “pedra ferro” por artesãos do distrito. Todas as peças que compõem o acervo do museu foram doadas pelas famílias de Santa Eudóxia e documentam os ofícios tradicionais desenvolvidos ao longo da história local, ligados ao trabalho rural e ao ciclo do café.

  • OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UFSCAR

    O principal objetivo do observatório é melhorar a qualidade do ensino e popularização da Astronomia para estudantes, professores e o público em geral, mediante atendimento a grupos de estudantes, oferecimento de cursos de capacitação de professores, oficinas de Astronomia, e atividades de extensão universitária como palestras e sessões de observação pública.

  • SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA DA BABILÔNIA

    Pequena igreja rural que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi encontrada, segundo conta a tradição local, sob uma árvore intacta, após um incêndio destruidor na bairro da Babilônia. Após este milagre foi construída uma capela no local, depois transformada na atual igreja, onde diversas romarias e procissões seguem até o local tanto de São Carlos como da região ao longo do ano, com destaque para o dia 15 de agosto, feriado municipal em homenagem à Santa por seu milagre.

  • ONOVOLAB

    Maior centro de inovação independente do país, O ONOVOLAB além de oferecer um ambiente de trabalho ou coworking, é uma plataforma para o desenvolvimento de projetos inovadores. Para isso o ONOVOLAB desenvolveu uma metodologia própria de inovação agenda de eventos exclusivos e uma plataforma digital. O propósito do projeto é apoiar pessoas, empresas e o Brasil a desenvolver projetos e a criar o futuro.

  • MUSEU DE COMPUTAÇÃO - USP

    O Museu de Computação do ICMC teve sua origem como um museu de instrumentos de cálculo numérico, idealizado e iniciado pelo Professor Odelar Leite linhares. A ideia de se criar o museu partiu da constatação de que, com a evolução da tecnologia, os instrumentos de cálculo numérico, como réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas ou eletrônicas, tabelas de funções matemáticas, principalmente as de funções trigonométricas, ábacos de todas as espécies, etc, se tornariam, em breve, obsoletos.

  • FUNDAÇÃO PARQTEC – SCIENCE PARK

    O ParqTec é a entidade pioneira que surgiu da primeira política publica para institucionalizar a transferência de tecnologia da academia para o setor produtivo. Instituída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 17 de dezembro de 1984, como uma entidade privada e sem fins lucrativos, tem como finalidade promover o desenvolvimento regional otimizando o custo da transação inovação tecnológica – mercado e valorizando o empreendedorismo. Instalado na Capital da Tecnologia, o ParqTec tem contribuído de maneira significativa na construção de uma vibrante Região de Inovação constituída por universidades publicas e privadas, centros de pesquisas, órgãos de governo e por um conjunto de mais de 180 EBT’s atuando nas áreas de TIC; Novos Matérias; Instrumentação Eletrônica; Automação & Robótica; Química Fina e Óptica.

  • MUSEU DE SÃO CARLOS

    O Museu de São Carlos está localizado na estação ferroviária, na Praça Antônio Prado, s/nº. Trabalha atualmente com exposições temáticas, que podem ser de curta ou longa duração e proporciona um resgate da história são-carlense.

  • CASA RONALD GOLIAS

    A casa onde o famoso humorista Ronald Golias nasceu e passou parte da infância, foi transformada em um pequeno museu com fotos, documentos e outros itens referentes a vida do artista. Ronald Golias nasceu em 04/04/1929 em São Carlos – SP, onde viveu até parte de sua adolescência.

  • CATEDRAL DE SÃO CARLOS

    A Catedral de São Carlos Borromeu, localizada na Praça Dom José Marcondes Homem de Melo, em São Carlos (São Paulo), é considerada o marco zero da cidade. Com uma cúpula com mais de 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro, é uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro no Vaticano.

  • SÍTIO SÃO JOÃO – ESCOLA DA FLORESTA

    O Sítio São João sede da Escola da Floresta, é uma referência nacional em Educação Ambiental. O local recebe anualmente milhares de estudantes e visitantes que podem vivenciar a vida rural, e conhecer os projetos desenvolvidos por lá como os sistemas de tratamento de água e esgoto, além de ter contato direto com a natureza em trilhas ecológicas, acesso ao ribeirão Feijão, em um espaço amplo com acessibilidade e completa infraestrutura de atendimento.

Imagens Inesquecíveis

Você não pode deixar de conhecer esses belíssimos locais da Região da Serra do Itaqueri. Comece a planejar essa viagem agora mesmo e venha conferir de perto as cidades que ainda oferecem aquele clima típico do interior.

Agenda de Eventos

Acompanhe de perto todos os acontecimentos especiais que envolvem os municípios da Serra do Itaqueri. Eventos de todos os segmentos: de aventura, musicais, gastronômicos, tradicionais, religiosos e muito mais.

Nenhum evento cadastrado para os próximos dias.

Confira nossas dicas