A Serra do Itaqueri é um destino perfeito para se refugiar de toda a pressão do dia a dia. E as pessoas que levam um ritmo de vida acelerado, cheias de preocupações, metas e responsabilidades, precisam de um momento para relaxar e repor as energias. Nesse momento nada melhor que sair de casa, pegar o carro com toda a família e sair para um passeio, não é mesmo? Essa é uma excelente alternativa pra recarregar as baterias e voltar com tudo para nossas tarefas.

E como sabemos que a Serra do Itaqueri fica bem próxima de cidades grandes como Campinas, Jundiaí, São Paulo entre outras, separamos 13 atrações turísticas imperdíveis para você se programar e conhecer um pouco de cada uma das cidades da nossa região turística. Até porque não será em apenas uma viagem que você irá desfrutar de tudo de bom que essa região pode oferecer.

Vamos lá!

Morro do Cuscuzeiro – Pedra Viva

Os morro do Cuscuzeiro, que fica na estância climática de Analândia, oferece boas condições para quem curte escalar acompanhado de uma vista maravilhosa. Chamado também de Pico do Cuscuzeiro, ou apenas Cuscuzeiro, possui cerca de 250 metros de altura, e desses, por volta de 50 metros são de formação vertical.  É um local incrível para se apreciar a vista e praticar escalada!

SPA Thermal 

O Spa Thermal Dr. Octavio Moura Andrade é considerado o carro chefe da estância de Águas de São Pedro. O poder de remissão de dores e doenças por meio dos banhos com a água sulfurosa (Fonte Juventude) atrai a atenção de turistas do mundo todo. Há uma grande variedade de serviços e tratamentos: massoterapia, estética facial e corporal, sauna, inaloterapia com águas sulfurosas, design de sobrancelha, maquiagem definitiva e acupuntura, nutricionista, entre outros. O local também dispõe de um médico termalista durante os fins de semana.

Areia que Canta 

Com uma beleza estonteante, a Areia que Canta é um dos mais belos destinos de Brotas. Localizada dentro do hotel fazenda de mesmo nome, a nascente forma um lago de água cristalina, todo rodeado por uma densa mata. O visual que se tem ao chegar lá encanta qualquer turista. A água da nascente brota em meio a uma areia muito branca e fina de grãos de quartzo arredondados, e que quando friccionados produzem um som incrível, por isso esse nome- Areia que Canta.

Thermas Water Park

O Thermas Water Park está localizado na Estância Turística de São Pedro. Todos os dias recebe seus associados habituais ou aqueles que desejam apenas curtir uma temporada ou o Day Use, encontrando no parque, o local perfeito para uma convivência feliz e a prática de inúmeras atividades recreativas e relaxantes. Ocupando 4 milhões de m², com atrações aquáticas e secas, o parque conta com 7 milhões de m³ de água, sendo 80% em águas quentes, quilômetros de toboáguas tudo isso espalhado em 5 áreas tematizadas e decoradas para o seu lazer e diversão.

Lago dos Biris

O lago dos Biris, que se encontra próximo ao centro do município de Charqueada, é um grande atrativo de lazer e descanso para os visitantes. Além da vista cênica próximo à Serra de Itaquerí, possui playground, piscina pública, quadra poliesportiva, quiosques e pista de caminhada.

Rio Corumbataí 

É um curso d’água de muita beleza e importância regional. Ele divide a cidade de Corumbataí ao meio, sendo perfeito para banho e recreação. Além de uma grande atração para momentos de lazer, o Rio Corumbataí faz parte do projeto Geopark Corumbataí (ou Geoparque Corumbataí). Este é um projeto de implementação de um Geopark Global da UNESCO na região da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí no estado de São Paulo. O patrimônio geológico do Geopark Corumbataí inclui rochas, cachoeiras, pinturas rupestres, fósseis, artefatos arqueológicos, mirantes, além de um dos maiores aquíferos do mundo, o Sistema Aquífero Guarani.

Salto Nhô Tô – Parque Ecológico Henrique Barbeta

Um Parque Ecológico que possui um ecossistema em perfeito equilíbrio, agradando moradores e turistas que buscam em Ipeúna a tranquilidade de um lugar que sabe preservar os recursos naturais existentes. Lá se encontra o Salto do Nhô Tó, dotado de águas límpidas do Ribeirão dos Sinos.

Morro do Fogão 

Um mirante natural em um dos pontos mais altos da Serra de Itaqueri, com 1.100 metros de altitude e um desnível de 450 metros de belíssimo visual. O morro fica a 26 km da cidade de Itirapina, sendo um destino perfeito para os aventureiros de plantão!

Horto Florestal André Franco Montoro 

Com aproximadamente 300 alqueires, localizado na cidade de Limeira, oferece um grande bosque de eucaliptos com ampla área voltada para o lazer familiar, com quiosques com churrasqueira, pia e mesas; completa estrutura sanitária, playground, rede de alimentação, lago, trilhas e espaço para educação ambiental.

Elevador Panorâmico Alto do Mirante 

O elevador turístico Alto do Mirante, em Piracicaba, foi construído na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima ao lado do Parque do Mirante. Possui 24 metros de altura e tem capacidade para 11 pessoas. Seu topo, que pode ser acessado pelo elevador ou pela escada metálica de segurança, comporta até 200 pessoas e promove uma vista panorâmica de encher os olhos da cidade e do Rio de Piracicaba.

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – FEENA

Um dos principais cartões postais de Rio Claro, a Feena é o lugar ideal para os amantes da natureza, pois coloca o visitante em meio a 2.230 hectares da maior variedade de espécie de eucalipto do Brasil. Conta com diversas trilhas ecológicas para serem percorridas e apreciadas.

Represa do Rio Piracicaba 

Um excelente ponto para as pessoas que buscam um local para relaxar, praticar esportes ou para pescar. Em sua longa extensão tem vários condomínios que oferecem casas para aluguel, rampas, restaurantes, pousadas e bares. O local possui o Condomínio Serelepe, Condomínio Tamanduá e a Pousada Colônia dos Pescadores.

Mosteiro do Paraíso 

O Mosteiro do Paraíso em Torrinha é um local encantador! Um lugar propício para uma reflexão espiritual, pois possui vários símbolos que remetem ao evangelho. Lá você também pode provar um dos mais saborosos Cafés do Brasil. A comida e caipira é muito saborosa. A cafeteria serve uma variedade enorme de tacas de cafés, bolos tortas, chocolates, todos são excelentes.

Bônus

Separando 13 atrativos turísticos para se conhecer, tivemos que deixar inúmeras atrações imperdíveis de fora. Mas separamos essa abaixo por ficar situada em um ponto estratégico da Serra do Itaqueri, confira:

Parque do Cristo 

O Parque Aureliano Esteves é um dos mais belos cartões postais da cidade de São Pedro. Está localizado a 4km do Município e a uma altitude de 900 metros. De seu mirante, onde está o Cristo Redentor, é possível contemplar uma linda vista da cidade, sua infraestrutura abriga parque infantil, capela e restaurante. Com certeza é mais um dos lindos destinos que a Serra do Itaqueri proporciona para você.

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.