Uma das mais belas regiões do estado de São Paulo oferece inúmeros cenários paradisíacos, com locais de beleza ímpar, que nos remete àquele clima de paz no interior. Se pararmos para pensar na infinidade de pontos turísticos, de descanso e calmaria da Serra do Itaqueri, chegaremos à conclusão de que uma viagem para conhecer esse destino é uma decisão perfeita. Para os amantes de natureza e aventureiros de plantão, as 13 cidades que compõem nossa região são como um grande paraíso. É praticamente impossível ouvir falar delas e não associá-las com belezas naturais como morros, grutas, rios, cachoeiras… Mas nem só de aventura é feito o turismo na Serra do Itaqueri. Quem gosta de atrativos com menos adrenalina – mas não menos emocionantes – há passeios em trilhas, cavalgadas e até passeios que colocam você em contato direto com a natureza.

E aqui vamos separar apenas 10 paisagens de tirar  o fôlego na Serra do Itaqueri. Lembrando que há uma infinidade de locais para se conhecer, e que em apenas uma viagem é impossível conhecer o que de melhor a natureza local nos oferece. Confira:

Cruzeiro do Facão

Com uma vista privilegiada da Serra do Itaqueri, o Cruzeiro do Facão localiza-se entre a estância Turística de São Pedro e a cidade de Itirapina. Como a imagem ilustra bem, é um cenário deslumbrante com belíssimas paisagens a serem contempladas!

Represa do Patrimônio

Localizada no Bairro do Patrimônio, no alto da serra, 25 quilômetros do centro da Estância Turística de Brotas, a Represa do Patrimônio ocupa uma área de aproximadamente 14,5 hectares. É o ponto de encontro de quem está a procura de diversão, com acesso livre e muita água. A represa abriga também muitos turistas que visitam o bairro do Patrimônio para se hospedar e encontram no local mais uma bela opção de passeio. Lá os visitantes do local podem praticar atividades de lazer, como: pesca passeios de barco, nado, caiaque e Jet Ski.

Vista para a Pedra de Torrinha

A pedra da Torrinha é uma formação rochosa que passou por um desgaste erosivo e tectônico de 12 a 70 milhões de anos, e possui a altura de 30 metros, estando acima de um morro com 730 metros acima do nível do mar. Ao seu lado estão as chamadas cuestas de escarpas festonadas, que é a prova de que foram separados os continente da África e América. A Pedra de Torrinha é o cartão postal e símbolo da cidade de Torrinha e está localizada a cerca de sete quilômetros da cidade. E você, o que achou dessa vista incrível?

Rancho da Tirolesa

Localizado às margens da Rodovia Ulisses Guimarães no alto da Serra de São Pedro com vista maravilhosa e contemplativa que possibilita visualizar mais de 5 municípios! E ainda pode se apreciar a atividade de tirolesa no local, bem como acesso a trilhas, a comodidade que oferece o rancho da tirolesa e a proximidade entre todos os pontos e atrativos turísticos.

Cuesta de Voo Livre

Um dos locais de beleza irreparável, a Cuesta de Voo Livre de Ipeúna oferece uma pista que ainda está em desenvolvimento. Ela possui várias opções para decolagem no quadrantes norte e leste. Além de uma paisagem perfeita, as condições climáticas da região juntamente com a geomorfologia são favoráveis à formação de térmicas.

Fontes Luminosas

As fontes luminosas da Praça Dr. Octavio Moura Andrade, em Águas de São Pedro são um atrativo que encantam os turistas pela beleza da composição entre os espelhos d’água e paisagismo. Os jatos chegam a alcançar 7 metros de altura. A praça ganha ainda mais cor e forma com o bailar das águas e com as luzes que se projetam nelas no período da noite. A iluminação tênue do local contribui para essa atmosfera aconchegante.

Rio Piracicaba

O Rio Piracicaba, que em Tupi – Guarani significa “Lugar Onde o Peixe Para”, atravessa uma das regiões mais antigas de ocupação do estado de São Paulo e está firmemente situado na cultura da cidade de Piracicaba, que cresceu ao longo de suas margens e leva seu nome. Ele passa por algumas das cidades da Serra do Itaqueri demonstrando toda sua imponência e beleza ao longo de seu curso.

Morros do Cuscuzeiro e Camelo

Os morros do Camelo e Cuscuzeiro, ambos na estância climática de Analândia, oferecem boas condições para quem curte escalar acompanhado de uma vista maravilhosa. Chamado também de Pico do Cuscuzeiro, ou apenas Cuscuzeiro, possui cerca de 250 metros de altura, e desses, por volta de 50 metros são de formação vertical.  Já o Morro do Camelo, também chamada de Pedra do Camelo, possui formação de arenito com mais de 150 milhões de anos que curiosamente lembra a forma de um camelo, daí o seu nome. Possui por volta de 80 metros. Esse morro é parte integrante da Serra do Cuscuzeiro, e fica de frente ao morro homônimo. Dois locais incríveis para se apreciar a vista e praticar escalada!

Represa do Broa

A Represa do Broa no Rio do Lobo está localizada no município de Itirapina, estado de São Paulo. A bacia hidrográfica é originada pela captação artificial dos ribeirões, Lobo e Itaqueri e pelos córregos, do Geraldo e das Perdizes. Com aproximadamente 7,5 quilômetros de comprimento é um lugar atrativo ao esporte e recreio para você, sua família e convidados. Para quem deseja um passeio de lancha, jet ski, atividades náuticas diversas, é uma excelente alternativa de passeio, além de oferecer uma belíssima vista natural!

Represamento do Rio Piracicaba

Localizada no município de Santa Maria da Serra, é um excelente ponto para as pessoas que buscam um local para relaxar, praticar esportes ou para pescar. Em sua longa extensão há opções para descanso, para curtir um dia de atividades, e apreciar a linda paisagem local.

Há muito mais lugares e alternativas de passeios com cenários deslumbrantes como os citados acima. Na Serra do Itaqueri o que não faltam são atrações de beleza cênica incríveis!

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.