Quando viajamos para o interior buscamos sempre algo que não encontramos nas grandes cidades. Descanso, tranquilidade, calmaria, natureza e aquele clima de proximidade que se perdeu ao longo do tempo nas metrópoles. Dentre esses aspectos citados, a famosa comida da fazenda, ou comida caipira, é um dos atrativos mais buscados pelos turistas. O ritmo acelerado do dia a dia acaba nos forçando a recorrer aos famosos fast foods para um almoço, jantar e muitas vezes escolhemos aqueles que as crianças adoram, mas que não faz muito bem para nossa saúde.

E aqui no interior, mais especificamente na região turística da Serra do Itaqueri, você irá encontrar inúmeros restaurantes que oferecem as delícias da culinária da fazenda. São receitas que fizeram parte da nossa infância e que, pelos motivos citados acima, acabaram ficando mais em nossa memória do que na nossa cozinha. Viajar para uma das 13 cidades que compõe a nossa região pode ser uma oportunidade de você reviver esses momentos, de almoçar com a família, saborear pratos feitos com ingredientes direto da fazenda, e de mostrar aos seus filhos que há muito sabor no interior. Nós separamos aqui 10 Restaurantes na Serra do Itaqueri com a inesquecível comida da fazenda, para que vocês possam apreciar em sua estadia na nossa região, confira:

Em Analândia

Restaurante Cachoeira do Escorrega

Um restaurante genuinamente do interior que serve um cardápio delicioso no modelo por kilo, com porções e aperitivos. Vale a pena conhecer mais essa alternativa na Serra do Itaqueri. O buffet de comida da fazenda é servido aos sábados e domingos na alta temporada (de outubro a fevereiro). No restante do ano, o restaurante serve almoço a la carte, porções e petiscos deliciosos aos clientes.

Funciona aos finais de semana e feriados. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Villa Donn´Anna & Du Gastronomia Caipira

Novidade na Villa Donn`Anna, uma nova estrutura de fogão a lenha e comida em panelas de barro, acrescentando um ambiente aconchegante e rústico, com vista privilegiada e com aquele atendimento diferenciado, do jeito que você gosta.

Funciona aos finais de semana e feriados. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Restaurante no Morro do Cuscuzeiro

Um dos destinos preferidos dos aventureiros, com diversas opções de atividades no local, além de um restaurante que serve o famoso sabor da comida da fazenda.

Funciona aos finais de semana e feriados. Clique aqu para maiores informações sobre este restaurante.

Em Brotas

Restaurante Cachoeira Cassorova

O Restaurante da Cachoeira Cassorova é um dos mais deliciosos da região. Lá você encontrará aquela autêntica comida típica da fazenda preparada em fogão a lenha com muito capricho. São 18 pratos quentes, inclusive a deliciosa Lasanha de Berinjela e 10 tipos de salada. Incluso suco natural da época e sobremesa.

Funciona aos finais de semana e feriados das 12h30 às 15h00. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Areia que Canta

No Restaurante Areia que Canta você pode provar as delícias da cozinha caipira, depois de vivenciar as belezas e sons da Areia que Canta. O restaurante é aberto aos visitantes e oferece um delicioso cardápio com comida caseira preparada em forno à lenha, com produtos cultivados no local, além de doces artesanais e sucos naturais.

Funciona de quinta-feira a sábado durante o almoço e jantar. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Corumbataí

Pesqueiro Corumba-taí

Nada como um momento de calmaria e descanso, pescando um peixinho e saboreando o melhor da culinária do interior. o Pesqueiro Corumba-taí é destino de muitos frequentadores de toda a região que desejam passar algumas horas longe das preocupações.

O restaurante funciona aos finais de semana e feriados das 12h30 às 15h00. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Itirapina

Restaurante Saltão

 

Aproveite um almoço inesquecível saboreando os melhores pratos típicos da culinária regional. Esse é também um dos restaurantes mais deliciosos da região e possui um ambiente rústico e aconchegante com vista panorâmica. Oferece ainda um kit café da manhã e almoço self-service por quilo, além de sanduíches, salgados e bebidas para quem escolher o modelo Day-use.

Funciona aos finais de semana e feriados das 8h00 às 18h00. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Pousada Paraíso das Águas

Essa charmosa pousada de Itirapina oferece 50 mil m² de área verde, lagos, riachos, mata nativa, entre muitas outras belezas naturais. E dentre seus atrativos, um restaurante que serve uma vez por mês um delicioso buffet de comida caipira que nos remetem ao clima do interior. Que tal conhecer o cardápio desse belo restaurante?

Funciona todos os dias das 08h00 às 20h00. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Limeira

Recanto Olaria Velha

Em Limeira você também irá encontrar um restaurante com a famosa comida caipira. Basta dar uma olhada no cardápio que ficamos até com água na boca! Mais uma grande alternativa para conhecer na Serra do Itaqueri!

Funciona de quinta a domingo e feriados. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Torrinha

Restaurante Século do Café

Localizado dentro do Recanto Alvorada Eco resort, é um restaurante especialmente climatizado, com um buffet temático ao estilo das casas grandes de fazenda. Nele você irá aproveitar o melhor da gastronomia da fazenda.

Funciona aos finais de semana e feriados das 11h00 às 15h00. Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Bônus:

Santa Maria da Serra

Restaurante Portal dos Jerivás

Em Santa maria da Serra temos um delicioso restaurante que encanta a todos os visitantes com pratos que nos remetem à época em que nossos avós serviam aqueles deliciosos almoços com mesa farta, repleta de variedades, para todos os gostos. E aqui vai uma dica: o restaurante abre apenas em ocasiões especiais como feriados, Dia dos Pais, Dia das Mães, dos Namorados… Então recomendamos que você fique atento aos novos eventos do Restaurante Portal dos Jerivás.

Clique aqui para maiores informações sobre este restaurante.

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.