Mais um evento em Brotas, a capital do turismo de aventura. Começa no dia 30 de maio a terceira edição do Broteco, o Festival de Comida de Boteco de Brotas. É a ocasião para experimentar novos sabores, texturas e combinações de ingredientes. Isso porque cada um dos 19 restaurantes participantes vai apresentar uma receita nova, especialmente criada para o festival. O desafio lançado aos chefs e cozinheiros locais é apresentar um prato novo, que ainda não esteja no cardápio, que possa ser compartilhado entre as pessoas no melhor estilo de comida de boteco.

Brotas é um destino que propicia novas experiências e emoções, inclusive à mesa. E é esse o objetivo do Broteco, que vai até 15 de julho, explica o secretário de Turismo, Fabio Pontes. “O Brotas Gourmet, o tradicional festival gastronômico de Brotas, realizado sempre em agosto e sucesso de público, evoluiu a gastronomia local. Tanto que agora também temos um segundo festival, o Broteco, que vai trilhando os mesmos caminhos”, comenta. Se já é difícil resistir a um petisco tradicional, imagine às inovações como as do festival.

Há petiscos para todos os gostos. Tem sanduíche de mortadela com pistache, linguiça flambada na cachaça, tilápia à rolê, espetinho de filé mignon com bacon, bolinho de frango com polenta, batata cremosa e bacon, pastel de linguiça artesanal apimentada, trouxinha de costela suína e molho barbecue, hambúrguer de costela e cebola caramelada, ceviche na casquinha, lambari frito com chantilly de limão, fondue de queijo, bolinho de abóbora orgânica, pizza japonesa, bacalhoca, polenta ao molho napolitano, bruschetta de camarão e frango com laranja, gengibre e gergelim torrado.

Melhor petisco e melhor garçom

Como na edição de 2018, o público vai ajudar a eleger o melhor petisco do Broteco. Para isso, basta acessar a fan page do festival e votar na receita que, em sua opinião, é a melhor. O vencedor sairá da soma das notas do júri popular e júri técnico, formado por chef de cozinha do Senac e por um representante da EPTV São Carlos que vão avaliar apresentação, sabor e inovação de todos os pratos. A receita vencedora terá inscrição gratuita para participar do Brotas Gourmet de 2020. Através da fan page do Broteco, o público também vai eleger o melhor garçom, que vai ganhar brindes.

Brindes ao consumidor

Além de degustar as delícias do Broteco, o consumidor pode ganhar brindes. Há um guia do Broteco impresso com informações sobre o festival que será distribuído nos 19 restaurantes participantes e que tem espaço para o cliente colar selos do evento. O cliente que colar no guia selos de quatro diferentes restaurantes escolhe seu prêmio: dois ingressos no Thermas Water Park São Pedro, o parque aquático da vizinha São Pedro e que patrocina o Broteco, ou uma cortesia para atividades do turismo de aventura em Brotas, como rafting, entrada para visitar cachoeira e fazer day use em ecoparque. Todos os restaurantes participantes do Broteco estarão identificados com uma bandeira do festival.

Turismo regional

Thermas Acqua Park em São Pedro | Portal Serra do Itaquerí

O Broteco é organizado pela Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), com apoio da Prefeitura de Brotas, através da Secretaria Municipal de Turismo de Brotas. Neste ano, o evento tem patrocínio do Thermas Water Park São Pedro e do Thermas São Pedro Park Resort, ambos da vizinha estância turística de São Pedro. “Para o Broteco, receber patrocínio de empreendimentos turísticos de município vizinho é o reconhecimento da importância do festival. Para Brotas, é prova da viabilidade da regionalização turística que propicia ganho a todos já que o turista que visita Brotas também pode visitar São Pedro na mesma viagem”, comenta Fabio Pontes.

Gastronomia de Brotas

O Broteco é o caçula dos eventos gastronômico de Brotas, que já tem como tradicional o Festival Brotas Gourmet, que é realizado sempre em agosto. “Eventos como o Broteco ajudam a aquecer a economia neste período de baixa temporada e contribuem para colocar Brotas na mídia. Além disso, o festival fortalece a gastronomia e o turismo, incentiva a criatividade dos chefs e cozinheiros e valoriza a culinária local”, enumera Rafael Barbieri, presidente da Abrotur.

Brotas nas estações frias

Recanto das Cachoeiras em Brotas | Portal Serra do Itaqueri

O outono e o inverno são as melhores estações do ano para atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como caminhada, arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, superbike, ciclismo, balonismo, entre tantas outras opções que Brotas oferece a seus visitantes. Neste ano, a novidade das estações frias é a piscina aquecida no Recanto das Cachoeiras.

Localizada no centro do Estado de São Paulo, a apenas 240 quilômetros da Capital e com acesso pelas melhores rodovias do Brasil, Brotas é mais uma das cidades que integra a região Turística da Serra do Itaqueri.  A cidade oferece 15 atrações turísticas entre ecoparques, fazendas e sítios abertos aos turistas, 22 agências e operadoras de turismo, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, e 80 estabelecimentos gastronômicos. É um destino para viajar com a família, com os amigos e com as crianças. É lugar para descansar, para fazer ecoturismo e para muita aventura. Assim como os 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional, em Brotas você também encontra uma oferta turística ampla com turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico. e, assim como o Broteco, iremos sempre divulgar todos os eventos gastronômicos e culturais que envolvam esses 13 municípios.

Fonte: Secretaria de Turismo de Brotas