Águas de São Pedro (SP) — No dia 18 de agosto, às 10h, secretarias de Educação, Meio Ambiente e Turismo de municípios da região participaram de uma reunião estratégica de apresentação do ConservAção Brasil – Encontro Nacional de Conservação da Sociobiodiversidade, no auditório do SPA Thermal. Além de reapresentar o evento, o encontro detalha o impacto socioambiental e econômico esperado para o território e convoca as prefeituras a unirem esforços para aproximar a sociedade da conservação da sociobiodiversidade.

A reunião foi iniciada com a fala de boas-vindas e apoio do Prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barbosa;a presença do vice-prefeito Edison Xavier e do Secretário de Turismo, Esporte e Termalismo, César Siboldi.

Estiveram presentes na reunião estratégica gestores representantes de 11 municípios, sendo eles de Campinas, Capivari, Piracicaba, Charqueada, São Pedro, Brotas, Cordeirópolis, Torrinha, Santa Maria da Serra, Santa Gertrudes e Águas de São Pedro.

“A força dessa agenda nasce quando ciência, gestão pública e comunidade caminham juntas. O ConservAção Brasil é um movimento para transformar sensibilização em ação concreta no território”, afirma os organizadores do evento, Nondas Okiama, Carolina Lorieri, Alexandre Resende e Celina Yoshihara.

Pauta da reunião

  • Alinhamento institucional e frentes de cooperação entre municípios;
  • Plano de mobilização regional (escolas, educadores, trade turístico, meio ambiente e sociedade civil);
  • Diretrizes de comunicação integrada e calendário de ativações;
  • Oportunidades de formação, oficinas e Feira de Exposição.

Temas-chave que beneficiam a região

  • Crise hídrica e segurança da água: situação das bacias Piracicaba–Capivari–Jundiaí (PCJ), rios próximos e caminhos possíveis;
  • Turismo Regenerativo de Base Comunitária: renda e conservação caminhando juntas;
  • Cidades Inteligentes: Soluções Baseadas na Natureza como estratégia do futuro;
  • Biofilia e Paisagismo Regenerativo: espaços públicos que alimentam e conectam comunidades;
  • Coexistência humano-fauna: pessoas e fauna silvestre compartilhando e coabitando espaços de forma harmoniosa;
  • +15 oficinas artísticas e práticas de educação ambiental.

Compromissos firmados

As gestões presentes demonstraram grande interesse e entendimento da importância do movimento que está sendo articulado através do ConservAção Brasil e se comprometeram a integrar esforços de comunicação, mobilizar escolas e profissionais para participação nas atividades e facilitar o acesso da população à programação, reforçando a pauta de meio ambiente, clima e educação como prioridade regional.

Além disso, houve entendimento da necessidade de articulações internas para participação das secretarias e projetos como expositores na Feira de Exposição que receberá projetos, empresas e secretarias de meio ambiente e turismo de todo país como, por exemplo, a Secretaria de Turismo da Bahia e outros órgãos e instituições de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e mais. 

Conexão com a agenda global

O ConservAção Brasil está posicionado como um dos maiores eventos em formato pré-COP em São Paulo, alinhado aos ODS:
2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água potável e saneamento), 7 (Energia Limpa e acessível), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e produção sustentáveis) 13 (Ação Climática), 14 (Vida na água), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias).

Sobre o ConservAção Brasil

O ConservAção Brasil – Encontro Nacional de Conservação da Sociobiodiversidade será realizado em Águas de São Pedro (SP), de 26 a 28 de setembro de 2025. Com linguagem acessível e foco em sociobiodiversidade, reúne pesquisadores, projetos, artistas, escolas, empresas e gestores públicos para formação, diálogo e experiências imersivas, fortalecendo a cultura da conservação no país.

Convite à sociedade — venha fazer parte da mudança

A consciência sobre conservação do meio ambiente já é grande no Brasil — e muitas pessoas já praticam ações individuais. Mas mudança real só acontece quando transformamos essa consciência em força coletiva: somente juntos conseguiremos mudar estruturas sistêmicas, influenciar políticas públicas e criar novos hábitos sociais duradouros.

Por que estar presente

  • Aprenda fazendo: oficinas e vivências que viram práticas no dia a dia (escolas, famílias, negócios).
  • Debates essenciais: crise hídrica nas bacias PCJ, turismo regenerativo, cidades inteligentes e soluções baseadas na natureza.
  • Arte que engaja: experiências artísticas para conectar pessoas à conservação da sociobiodiversidade.
  • Rede de impacto: pesquisadores, gestores públicos, educadores, empreendedores e cidadãos no mesmo lugar.

Inscreva-se no evento e nas oficinas (vagas limitadas):

  • www.conservcaobrasil.com.br
  • Cadastre sua escola/grupo para atividades!
  • Consulte a programação completa no site: www.conservacaobrasil.com.br
  • Seja voluntário(a): entre em contato nos canais descritos no final do texto.
  • Siga a página do evento nas redes: @conservacaobrasil .

ConservAção Brasil: Unindo vozes em direção ao futuro!

Contato para imprensa
Nome: Nondas Okiama – ConservAção Brasil
E-mail: adm@conservacaobrasil.com.br
WhatsApp: 11982685893

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 15 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dourado, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha.