A cidade de Itirapina, a 200 quilômetros da capital paulista, vai realizar nesse mês de setembro a Festa das Nações. O evento é um programa ideal pra quem busca boa gastronomia, excelentes atrações musicais, de dança, culturais e muita diversão. A festa ocorre durante o feriado de 7 de setembro, nos dias 06, 07, 08 e 09. A Festa das Nações contará com tendas de alimentação representando cada uma um país com culinária típica, entre elas, a inglesa, japonesa, espanhola, árabe, italiana, americana, português, e claro, a brasileira, além da barraca de doces de vários países.

Além disso, a programação inclui shows musicais todos os dias da festa e apresentações de danças típicas de projetos sociais das entidades da cidade e a Feira de Artesanato de Itirapina, que também estará presente com muitos produtos locais.

Confira a programação festiva da Festa das Nações de Itirapina

Ecoturismo e história em Itirapina

A cidade de Itirapina, localizada no coração do estado de São Paulo, guarda belezas naturais surpreendentes. O pequeno município é conhecido principalmente pela represa do Broa. A cidade também se destaca com atrações naturais como a Cachoeira Saltão e o Morro do Fogão. A cachoeira, com 75 metros de queda, está localizada dentro da Fazenda Saltão – um espaço de 22 mil m² que abriga ainda outras duas cachoeiras (Monjolinho e Ferradura), além de trilhas, área para camping, chalés, restaurante e pequena estrutura de lazer com piscina e playground. Para chegar a maior queda, os mais aventureiros utilizam a técnica de canyoning, mas também é possível descer por uma escadaria com 400 degraus. A vista compensa qualquer esforço!

Morro do Fogão em Itirapina | Portal Serra do Itaquerí

Já o Morro do Fogão, é um mirante com paredões de até 100 metros de altura de onde podem ser observadas as cidades de Piracicaba e São Pedro. O lugar é ideal para escalada, mas também vale uma visita contemplativa, apenas observando o rico cenário verde ao redor.
Itirapina também abriga um pequeno distrito cheio de história e charme. Itaqueri da Serra, a cerca de 30 quilômetros da cidade, é uma vila originada por colonizadores portugueses por volta de 1800 e teve um morador ilustre: Ulysses Guimarães. Entre as construções históricas que retratam um pouco do passado local, a casa onde nasceu o político se destaca. Outro ponto que chama a atenção na vila é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1839, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho trazida da Ilha da Madeira. O vilarejo também é destino para aventura. Ali é possível praticar escaladas em suas grandes paredes de arenito ou Canyoning na cachoeira do Itaqueri, de 15 metros de altura. Apesar da proximidade com a famosa Brotas, o lugar tem grande potencial, com atrativos ainda pouco explorados.

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.