Na Serra do Itaqueri esse é o momento perfeito para confraternizar com os amigos, provar as delícias típicas dessa festa tão aguardada por nós brasileiros! Mas você conhece a origem das festas juninas? Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os portugueses foram responsáveis por “importar” essa tradição para o Brasil. As festas, que já eram típicas na Europa, também fizeram sucesso desde o início em terras tupiniquins e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. As comidas típicas, as danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

Festas Juninas no interior

Festas Juninas na Serra do Itaqueri

Sabemos bem como o interior paulista é um excelente destino para festas juninas tradicionais! E na Serra do Itaqueri você encontrará inúmeras oportunidades de curtir essa deliciosa festa no mês de junho. Se você está viajando com a família para os hotéis fazenda, a grande maioria oferece aos sábados esse diferencial. Um arraial completo, com quadrilha, danças, música ao vivo e os quitutes de dar água na boca!

Nas praças, nas escolas, em regiões rurais, o que se vê são aquelas bandeirinhas coloridas, uma bela fogueira e muita animação. Se você está pensando em viajar para o interior nessa época, recomendamos que faça uma breve pesquisa e escolha destinos com as tradicionais festas juninas!

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.