O Festival Gastronômico de Charqueada seguirá até o dia 30 de julho com 11 pratos participantes: seis salgados e cinco doces. Além de provar as delícias no comércio local, o morador ou visitante também pode votar naquele que considerar o melhor por meio do link https://www.charqueada.sp.gov.br/portal/enquete/.

A programação conta ainda com shows e degustação dos pratos na Praça Central de Charqueada, a partir das 17h, no dia 30 – último dia do evento. “O primeiro festival teve uma aceitação e sucesso muito bom, e temos a certeza de que este será ainda maior e com uma adesão recorde”, disse Gabriel Campos, diretor de Turismo.

Haverá um grande encerramento no dia 30 de julho com shows, atrações culturais, degustação dos pratos, avaliação dos jurados e premiação dos vencedores. Durante o mês qualquer um pode adquirir os pratos do festival diretamente nos estabelecimentos participantes.

Organizadores comentam sucesso do evento

O Diretor de Turismo da cidade lembra que o festival surgiu no ano passado, em meio à pandemia, como uma estratégia de fomentar o comércio local. “Deu super certo. Pratos que foram criados exclusivamente para o festival tiveram sucesso de vendas e integram o cardápio dos estabelecimentos até hoje. Para este ano quisemos dar um passo maior: ousamos manter o que deu certo e arriscar em novas ideias. E para isso temos buscado e conquistado parceiros que também estão acreditando no projeto”, completou Campos.

O festival é uma realização da Diretoria de Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Charqueada e conta com o apoio do Instituto Gastronômico das Américas (IGA) Piracicaba, do SENAC e da Associação Serra do Itaqueri.

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 14 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.