Nos próximos dias 23 e 24 de novembro Rio Claro recebe a 5ª edição do Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri. O evento, que ocorre de forma itinerante, reúne a gastronomia típica de 13 municípios da região. O público poderá saborear diversos pratos especiais e, entre eles, alguns que foram destaques em concursos culinários. O festival será no Espaço Livre da Avenida Visconde do Rio Claro, com entrada gratuita, no dia 23 de novembro (sábado), das 18h às 23 horas e, dia 24 (domingo), das 11h às 16 horas.

Entre os pratos típicos a serem comercializados no festival, o público poderá saborear, por exemplo, o Bolinho de Cupim com Catupiry, preparado especialmente pelo restaurante Rei do Cupim, de Rio Claro. Wendel Camargo, sócio proprietário do estabelecimento, explica que participou do festival “Feito em São Paulo”, realizado no Galeria Shopping, em Campinas, no mês de outubro. “Dentre mais de 87 cidades, ficamos entre os quatro finalistas da primeira fase. Mas só de estar lá já nos deixou muito orgulhosos e felizes”, pontua o comerciante. No concurso ele levou o prato Cupim na Cachaça e o Bolinho de Cupim com Catupiry. O bolinho poderá ser saboreado no Festival Gastronômico que acontece dias 23 e 24 em Rio Claro.

De Analândia, o Hambúrguer de Carneiro foi o prato premiado em 2018 no Festival Sabor de São Paulo, realizado pelo Governo do Estado. Criado por Carlos Eduardo Munhoz, conhecido como Cadu, o lanche faz sucesso junto ao público por onde passa.

Também destaque em festival culinário é o Pastel Chiken, de Brotas. Marcelo Alves de Lima e a esposa Mônica Gasparini criaram o especial lanche de pastel que conquistou o 2º lugar no concurso Brotas Gourmet 2019. Assim, pastéis no formato de pão, recheado com queijo mussarela, filé de frango empanado crocante, com molho especial cheddar e muito vinagrete com ingredientes selecionados estão entre os apetitosos ingredientes do Pastel Chicken.

Outro prato de Brotas, o Lanche Brotas, do restaurante de Nádia Dalla Dea Bin, esteve presente em 2018 entre as etapas do festival gastronômico da revista Prazeres da Mesa, no Memorial da América Latina, em São Paulo. “Passamos por algumas etapas na nossa macrorregião, julgados por chef renomados e formadores de opinião. Mas o prêmio é realmente estar lá, participando do evento, com os outros finalistas do estado todo”, destaca Nádia. O lanche tem em seus ingredientes linguiça de pernil artesanal, requeijão de corte tomate.

Além dos pratos citados acima, a 5ª edição do Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri, levará ao público também leitoa a pururuca e tutu de feijão com couve; pamonha; hambúrguer de costela orgânico e porção de anel de cebola; coxinha de frango “Imperial” e coxinha de jaca vegana; bolinho de tilápia com parmesão; nhoque de mandioca com costela desfiada, filé de tilápia frito; doce de jaracatiá; torrimissu e bolinho da Serra.

No festival gastronômico as porções serão vendidas ao preço máximo de R$ 20,00. Nesta edição em Rio Claro a Cervejaria Prada estará com seu tradicional chopp no evento, que contará também com refrigerantes, sucos e água como demais opções de bebida.

O 5° Festival Gastronômico estará imperdível

O secretário de Esportes e Turismo de Rio Claro, Ronald Penteado, salienta que o Festival Gastronômico é uma atração imperdível. “É com muita satisfação que Rio Claro irá sediar a 5ª edição do evento, que já passou por Águas de São Pedro, Torrinha, Analândia e Piracicaba. O festival tem o objetivo de estimular o Turismo de nossa região, por meio da gastronomia típica e tem feito sucesso por onde passa, tenho certeza que não será diferente dessa vez”, comenta.

Além da gastronomia regional, o público irá conferir ainda itens de produtores rurais, artesanato, agências de turismo e apresentações musicais. E para que as crianças também possam se divertir, o evento em Rio Claro terá espaço kids gratuito, com brinquedos infláveis para animar ainda mais o evento.

A Região Turística da Serra do Itaqueri é composta por 13 municípios da região: Rio Claro, Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

A 5ª edição do Festival Gastronômico é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur) e da Governança da Região Turística da Serra do Itaqueri em parceria com o Centro Universitário Senac.

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Rio Claro