A EPTV Campinas, em parceria com a diretoria da Região Turística da Serra do Itaqueri, exibiu nessa última semana uma série de reportagens demonstrando todo o potencial turístico que a nossa região possui. Foram cinco matérias, veiculadas de segunda a sexta-feira, evidenciando tudo o que nós buscamos nos tempos atuais: um pouco de paz e sossego em meio ao clima de natureza do interior.

Essa foi uma das maiores exposições ao público que tivemos nos últimos tempos, e que com toda certeza fez com que muitas pessoas conhecessem de perto belíssimas atrações. Para quem chegou somente agora aqui, a Serra do Itaqueri fica localizada no centro do estado de São Paulo, formada por 13 cidades e que concentra dezenas de atrações turísticas, dos mais variados tipos, para a felicidade dos turistas que a visitam. Esse é um destino perfeito por ser o turismo de natureza, de aventura e contemplação realizados em áreas abertas, amplas e com muito ar puro.

E essa série de reportagens foi de suma importância para evidenciar ao público regional de que, bem próximo a eles, temos inúmeras alternativas de atividades e lazer e produtos turísticos. Segundo o Secretário de Turismo de Brotas Fabio Pontes, ex-presidente da governança, as reportagens já fizeram aumentar bastante a procura pelo turismo local: “As matérias exibidas foram importantes para fortalecer ainda mais nossa região, pois temos aqui atividades para todas as idades, gostos e perfis, isso faz com que o turista permaneça por aqui, desenvolvendo ainda mais a economia local”.

Primeiro episódio destaca Dirigível

Outro grande detalhe citado por Fabio foi a questão da divulgação do dirigível: “Aqui temos o único dirigível de ar quente de todo o país, que consegue alcançar locais para registros de imagens que nem com drones seria possível”. Para falar um pouco sobre essa grande diferencial,  o Dirigível foi desenhado pela Air Brasil Balonismo, uma empresa de balonismo de Feodor Nevov,  que é operadora de voos turísticos na região da Serra do Itaqueri. Seu principal objetivo era percorrer pelos ares as cidades da Serra do Itaqueri.

E isso ficou evidenciado logo na primeira reportagem, que você pode acompanhar clicando aqui.

Turismo rural, de aventura e ecoturismo e gastronomia

Na sequência da série de reportagens, pudemos assistir diversos momentos de aventura, ecoturismo e turismo rural. Aqui temos em destaque várias atividades que proporcionam um momento de integração com a natureza sem igual. A gastronomia local também foi destacada,  já que ela atrai cada vez mais visitantes em busca do sabor da culinária do interior.

Mas aqui não vamos dar mais spoilers, para conhecer todas essas belezas da nossa região, acompanhe cada reportagem. Elas são curtinhas e vale muito à pena: clique e assista os episódios de terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.

Governança da Região Turística da Serra do Itaqueri comemora série de reportagens

As matérias veiculadas pelo Jornal da EPTV foi recebida com muita satisfação por todos os envolvidos com a região turística da Serra do Itaqueri.

Clarissa Campos Quiararia – Secretária de Turismo de São Pedro – comemora: “fico muito feliz de ter participado da idealização e da participação desse projeto, que já vinha sendo desenhado há alguns anos. Isso só vem a demonstrar que somos uma região em franco desenvolvimento, o quanto estamos entrosados e o quanto nossas cidades se complementam. Essa com certeza é a concretização de um projeto em união com os 13 municípios”.

Antônio César Siboldi – Secretário de Turismo de Águas de São Pedro e Presidente da Governança da Região Turística Serra do Itaqueri – completa dizendo: “Este projeto é fantástico, ele vai de encontro a tudo que temos buscado como regionalização, demonstrando tudo o que temos, independentemente de qual cidade seja. Queremos que o turista venha e passe o maior tempo possível em nossas cidades, conhecendo cada particularidade que por aqui oferecemos.”

Já Wendel Camargo, Presidente da Associação Serra do Itaqueri, destaca a retomada do turismo nos tempos de pandemia: “A importância da série sobre a Serra de Itaquera veio para enaltecer as belezas Naturais de nossa Região e fortalecer o setor turístico, também mostrando todo nosso potencial no turismo e ajudando a retomada do setor. Nossos empresários estão preparados para receber turistas, seguindo todos protocolos proporcionando momentos inesquecíveis com as belezas naturais.

Venha para a Serra do Itaqueri

Região Turística da Serra do Itaqueri é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, rural, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.

São 13 municípios que estão unidos pelo desenvolvimento do turismo regional: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.