Localizada no centro do estado de São Paulo e formada por 13 cidades a Serra do Itaqueri concentra dezenas de atrações turísticas, dos mais variados tipos, para a felicidade dos turistas que a visitam. Esse é um destino perfeito para se refugiar, principalmente para quem leva um ritmo de vida acelerado, cheio de preocupações, metas e responsabilidades. Essa pessoas precisam de um momento para relaxar e repor as energias. E como sabemos que a Serra do Itaqueri fica bem próxima de cidades grandes como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, grande São Paulo, Sorocaba, entre outras, falaremos de algumas atrações turísticas imperdíveis para você se programar e conhecer. Até porque não será em apenas uma viagem que irá desfrutar de tudo de bom que essa região pode oferecer.

Águas de São Pedro: Termalismo, Compras e Gastronomia

Em Águas de São Pedro o termalismo é uma das grandes atrações. Lugares como o Spa Thermal Dr. Octavio Moura Andrade e o Fontanário Municipal são o destino de milhares de turistas todos os anos. O poder de remissão de dores e doenças por meio dos banhos com a água sulfurosa (Fonte Juventude) atrai a atenção de visitantes de várias localidades. Falando de compras e gastronomia, temos a Avenida Carlos Mauro, onde estão localizados diversos pontos turísticos da cidade com destaque para o comércio local com restaurantes, cafés, docerias e sorveterias e muito mais.

Analândia: o Morro do Cuscuzeiro, Cachoeiras e Cavernas

O morro do Cuscuzeiro oferece boas condições para quem curte escalar acompanhado de uma vista maravilhosa em Analândia. Chamado também de Pico do Cuscuzeiro, ou apenas Cuscuzeiro, possui cerca de 250 metros de altura, e desses, por volta de 50 metros são de formação vertical. Há também lindas cachoeiras como a Cachoeira do Escorrega, a Cachoeira da Ponte Amarela, Cachoeira Monte Sião, a Cachoeira Salto Major Levy e a Cachoeira Roncador. Em todas elas é possível tomar aquele refrescante banho para repor as energias. E para os mais aventureiros, algumas cavernas como a Gruta do Índio e a Gruta Nossa Senhora das Dores.

Brotas: Turismo de Aventura e Ecoturismo nos Eco-parques e o Rio Jacaré Pepira

Parque dos Saltos em Brotas | Portal Serra do Itaquerí

Diversão: essa é a realidade da “Capital do Turismo de Aventura”A natureza exuberante e as várias opções de turismo de aventura fazem com que a cidade atraia cada vez mais turistas. E dentre as atrações, além do Parque dos Saltos que é aberto a visitação, atividades como rafting, tirolesa, canionismo, arvorismo, trekking, quadriciclo fazem muito sucesso. A cidade é recheada de Eco-parques como Cassorova, Poção,  Recanto das Cachoeiras, Viva Brotas e 3 Quedas. Podemos citar ainda a Areia que Canta, um dos atrativos mais famosos de Brotas, que oferece aos visitantes e uma nascente de água cristalina que você não pode deixar de conhecer.

Charqueada: a famosa Fábrica Di Pamonha, lindas paisagens e o Lago do Biris

Localizada em umas das mais belas regiões da Serra do Itaqueri, Charqueada oferece a seus visitantes lindas paisagens com uma visão diferenciada da serra. O município ainda abriga o Lago dos Biris, localizado próximo ao centro, sendo um atrativo de lazer perfeito para os visitantes. Mas o grande atrativo da cidade é uma deliciosa iguaria: a Pamonha! A Fábrica Di Pamonha trabalha para mercados diferenciados com diversos produtos para atacado e varejo. E aqui vai uma curiosidade: você sabia que grande parte das famosas “Pamonhas de Piracicaba” são feitas em Charqueada?

Corumbataí: A famosa leitoa à pururuca do Baddy, ótimos pesqueiros e o Rio Corumbataí

Pururuca do Restaurante Baddy em Corumbataí | Portal Serra do Itaquerí

Corumbataí é uma cidade repleta de atributos que envolvem natureza, especialmente no segmento rural. Há grutas, cavernas, cachoeiras e muito mais. Apreciar a boa leitoa pururuca do Baddy, restaurante com mais de 40 anos de tradição, é uma dica imperdível. Para quem adora pescar, há diversos pesqueiros na cidade que oferecem estrutura completa para os visitantes. E tem também o rio Corumbataí, um dos atrativos mais conhecido do município.

Ipeúna: Cachoeiras, Trilhas de Off Road e a Cervejaria Brew Center

Trilha do Cabrito em Ipeúna | Portal Serra do ItaqueríIpeúna é uma cidade que oferece tudo o que os turistas gostam: descanso, natureza, atividades de aventura e emoção, e locais para se conhecer e fazer compras, como por exemplo, a Brew Center Cervejas Especiais. Lá os pequenos produtores tem a oportunidade de produzir e envasar sua própria cerveja, e isso tem atraído inúmeros visitantes à Ipeúna. Isso sem contar atrativos como as grandes aventuras de off-road em trilhas pra lá de emocionantes, cavernas e campings bem estruturados.

Itirapina: o Turismo Náutico, a Cachoeira do Saltão e o Morro do Fogão

Cachoeira do Saltão em Itirapina | Portal Serra do Itaquerí

Quando pensamos em Itirapina, lembramos de 3 coisas: Represa do Broa, Cachoeira do Saltão e Morro do Fogão. E não é à toa, já que esses atrativos atraem milhares de visitantes durante todas as estações do ano, seja para praticar as atividades náuticas, curtir os banhos de cachoeira e até mesmo conhecer as trilhas e lindas paisagens da região, em especial do Morro do Fogão.

Limeira: o Circuito das Jóias, Horto Florestal, Festa Alemã e Limeira Veg

Feira Limeira Veg | Portal Serra do Itaquerí

Limeira é conhecida nacionalmente como a Capital Nacional da Joia Folheada. Você sabia que esse município é responsável por 70% da produção do setor no país? Mas há ainda muitos outros locais para se conhecer em Limeira como o Horto Florestal e o Parque Cidade. Outros atrativos são a Festa Alemã que acontece em Outubro no Bairro dos Pires e a Limeira Veg, referência nacional em feiras veganas, que reúne milhares de pessoas no gramado em frente ao Edifício Prada a cada edição.

Piracicaba: o Engenho Central, o Rio Piracicaba e o Centro Gastronômico Rua do Porto

Lua Rio Piracicaba | Portal Serra do Itaqueri

Piracicaba, uma das cidades mais famosas do interior paulista, oferece inúmeras atrações para quem deseja conhecer um destino com muita história pra contar. O Engenho Central palco de diversos eventos como shows famosos e feiras como a Festa das Nações de Piracicaba. Mas o grande cartão postal, com toda certeza é o Rio de Piracicaba. Tema de lindas histórias e músicas, de quebra com a Rua do Porto ao lado, um reduto gastronômico repleto de opções deliciosas que você não pode deixar de conhecer.

Rio Claro; uma Floresta dentro da cidade, uma das maiores exposições de orquídeas do país e o parque Lago Azul

Orquídeas em Rio Claro | Portal Serra do Itaquerí

Rio Claro, possuí uma linda e enorme floresta dentro do perímetro urbano, a FEENA – Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, um dos principais cartões postais da cidade, ideal para os amantes da natureza. O Parque Lago Azul oferece um local agradável e bom para caminhadas. Rio Claro ainda sedia a maior Exposição de Orquídeas de toda a região e uma das maiores do país, que conta com a participação de mais de 300 expositores de 65 cidades do Brasil. Segundo os os organizadores, recebe todos os anos cerca de 20 mil visitantes nos três dias de evento.

Santa Maria da Serra: o represamento do Rio Piracicaba e os diversos pesqueiros

Colônia de Pescadores em Santa Maria da Serra | Portal Serra do Itaquerí

Rica em sua fauna e flora, clima puro e agradável, cercada pela Serra, Santa Maria da Serra é mais uma daquelas típicas cidades do interior, onde os visitantes encontram diversas cachoeiras e furnas. A represa do Rio Piracicaba é um dos locais de natureza mais belos da cidade, atraindo turistas para o esporte e pesca. Aliás, para que ama pescar, diversos pesqueiros oferecem lazer para toda a família, como os pesqueiros Baixadão e Paineira.

São Pedro: Parque do Cristo, Voo do Balão e Parapente e o Thermas Water Park

Balonismo em São Pedro | Portal Serra do Itaquerí

Um dos mais belos cartões postais da cidade, o Parque do Cristo fica localizado no alto da serra, onde pode-se avistar várias cidades vizinhas. Em São Pedro a natureza e aventura se unem em vários esportes como o Voo Livre, na qual os participantes decolam de Parapente e Asa Delta de uma altitude de 900 metros e o Balonismo com voos de uma hora aproximadamente de onde você tem uma vista exuberante de boa parte da paisagem da Serra do Itaqueri. Completa o passeio o Thermas Water Park, um parque aquático com diversas piscinas, toboáguas, rampa de boias, piscina de ondas, parque infantil e mini fazenda. Perfeito para quem vai viajar com as crianças.

Torrinha: Mosteiro do Paraíso, Cachoeiras, Trilhas de Off Road e o Carnaval

Chegamos a Torrinha, uma cidade típica do interior paulista que abriga o Mosteiro do Paraíso, destino de muitos fiéis que procuram uma reflexão espiritual. Falando sobre natureza, as lindas cachoeiras do Bissoli, do Bom Sucesso, as cinco quedas d’água da propriedade do Hotel Fazenda Vale Verde, onde você irá encontrar a “Disney do Off Road”. O local abriga mais de 40 km de trilhas silvestres além de pistas temáticas. Não poderíamos deixar de citar um dos carnavais mais agitados de toda a região. Milhares de foliões viajam para Torrinha em busca de diversão em shows, apresentações de escolas de samba, bandas de marchinhas, blocos e o famoso desfile de bonecos gigantes.

Venha para a Serra do Itaqueri

Para garantir o conforto dos turistas, a região possui ampla rede hoteleira, com opções que vão de hostels mais simples, passando por pousadas charmosas até hotéis fazenda e resorts bem estruturados. A região é servida por algumas das melhores rodovias do país, como a Bandeirantes, a Anhanguera, a Washington Luiz e Engenheiro Paulo Nilo Romano.

Comece a planejar sua viagem hoje mesmo!