Turismo de aventura é uma expressão de fácil compreensão, não é mesmo? Logo imaginamos esportes radicais, manobras arriscadas, muita adrenalina e diversão em meio à natureza. Mas um detalhe que deve ser reforçado sempre é a segurança de cada passeio, seja ele de qual modalidade for. E se há um local onde você irá encontrar turismo de aventura é na Serra do Itaqueri. Por definição, “uma atividade de aventura é basicamente uma experiência física e sensorial recreativa que envolve desafio, porém com riscos avaliados, controláveis e assumidos. E que, além disso, proporcionam sensações incríveis, como liberdade, superação e prazer“.

E aqui em nossa região turística são diversas as cidades que oferecem natureza e diversão com atividades pra lá de emocionantes. Muitas cachoeiras catalogadas que possuem trilhas em meio à mata, alternativas de atividades.

Santa Maria da Serra | Portal Serra do Itaqueri

Confira algumas atividades de Turismo de Aventura na Serra do Itaqueri

Canionismo – Descer cachoeiras usando técnicas de rapel! Esse esporte consiste na exploração a pé nas gargantas e cânions nas cabeceiras dos rios. O caminho é o rio com suas corredeiras, cachoeiras, poços e pedras cobertas pela mata. Portanto, a atividade exige alguma habilidade para andar sobre as pedras dos rios, um piso bastante liso e irregular, sendo assim uma aventura para os que gostam de muita adrenalina e emoção. As empresas que operam essa atividade oferecem total segurança, seguindo normas do INMETRO e ISO.

Tirolesa – Sobrevoar paisagens de natureza indescritível pendurados apenas a um cabo de aço fixado por roldanas em uma extensão que será percorrida com muita adrenalina e emoção. Há algumas modalidades em que você desce sentado em uma “cadeirinha” e também deitado de bruços, quando se pode avistar um cenário de um olhar totalmente inusitado, a 120, 150 metros de altura!

Trilhas – Aquela caminhada matinal, para perder umas calorias e começar o dia com disposição é como um santo remédio para a nossa saúde. Agora, imagina caminhar em meio à mata, onde o ar que respiramos é pra lá de puro! Onde você avista lindas paisagens, belos pássaros, cachoeiras e riachos… É uma terapia mesmo! E nas cidades da Serra do Itaqueri o que não faltam são opções de trilhas em meio à natureza para você repor as energias!

Gruta do Adão em Corumbataí | Portal Serra do Itaqueri

Grutas e cavernas – Muitas das cidades da Serra da Itaqueri oferecem essas belezas raras da natureza. E um passeio nesses locais é sensacional, quem já o fez sabe do que estamos falando!

Essas são algumas das atividades de turismo de aventura que você irá encontrar na Serra do Itaqueri. Ainda há muitas outras possibilidades como os passeios de balão, os voos livres de asa delta, parapente, o famoso rafting, o boia cross e muito mais. Outro grande mote do turismo de aventura na Serra do Itaqueri são as competições de Triathlon. Acontece que muitas das cidades da região turística oferecem o clima e ambiente perfeitos para a prática dessa modalidade de turismo de aventura.

Venha para a Serra do Itaqueri

Recomendamos que você escolha uma das 13 cidades da Serra do Itaqueri, você além de poder passear em várias delas durante esse feriado prolongado, voltará para casa de energia renovada!